terça-feira, 11 de agosto de 2009

GM diz que o carro Volt vai fazer 97 km/l

A montadora americana General Motors anunciou nesta terça-feira (11) a comercialização em 2011 de seu modelo de automóvel elétrico, o Chevrolet Volt. O diretor-geral da GM, Fritz Henderson, anunciou, além disso, o lançamento para 2011 de 25 novos veículos, seis dos quais estarão disponíveis no próximo ano.

Depois de sair da concordata em 10/07, a GM havia prometido a entrada em produção, em 2010, do Volt, um dos modelos nos quais aposta para renovar sua imagem de marca e suas vendas.

Segundo Henderson, o Volt terá um sistema capaz de percorrer o equivalente a 97 km com um litro de combustível (ou 230 milhas por galão). O desempenho seria muito superior ao do híbrido Toyota Prius, que faz 19,5 km/l.

Mais economia

Henderson disse ainda que a alta eficiência no consumo de combustível do sistema do motor do Volt "será um importante fator de vendas". "Pela primeira vez os compradores de veículos poderão comparar a economia de combustível do carro elétrico com o dos veículos que consomem gasolina", disse Henderson.

O Volt funciona com eletricidade proveniente de duas fontes: bateria e motor a gasolina. Quanta energia é gerada com a combustão de gasolina depende da distância sobre a qual se conduz o veículo. Foi explicado que a maioria dos motoristas dirige uma média de 65 km por dia, e isso mantém o carro dentro de uma área onde é possível recarregar as baterias de íon de lítio.