quarta-feira, 24 de junho de 2009

Como preservar da pintura do seu carro

Na ruas das grandes cidades, os carros passam o dia sob sol forte, chuva e sereno. É uma situação que pode danificar a pintura dos veículos, mas que é difícil de evitar.

“Ou você deixa em um estacionamento pago, que é olho da cara, ou você deixa na rua. A melhor opção está sendo, lamentavelmente, deixar na rua”, afirma a advogada Helena Miranda.

As manchas no carro da universitária Suzana Esteves Silva são resultado de anos de exposição excessiva ao tempo. “Diariamente, ele fica umas 10 ou 12 horas ao ar livre, na faculdade, com sol. Quando nós chegamos em casa, ele fica no sereno. A partir de então, começou estragar a pintura”, conta a jovem.

Por isso, as vagas para estacionar na sombra são as mais disputadas, mas até elas escondem perigos. A cada dia, Marlon descobre um novo defeito na pintura, e a causa das manchas está bem em cima do carro. “Meu carro fica debaixo de uma árvore. Então, vira e mexe, tem uma sujeira”, diz.

Um engenheiro que trabalha para uma montadora explica o que acontece quando a pintura do carro entra em contato com as substâncias químicas que existem nas resinas de algumas árvores e nas fezes dos pássaros.

“Ela vai corroer a primeira camada que é a camada que dá brilho ao veículo. É aquela camada que a gente chama de verniz”, explica.

As montadoras recomendam que o carro seja lavado à sombra para não manchar a pintura. O ideal é usar uma flanela de algodão com sabão neutro ou então um xampu especial para carro. Para finalizar, não esquecer de secar o carro e, depois, encerar. Especialistas recomendam encerar o carro de 15 em 15 dias para prolongar a vida útil da pintura.


Fonte: g1.com.br