segunda-feira, 30 de março de 2009

Governo reduz imposto para motos


O governo anunciou nesta segunda-feira, 30, um acordo para a prorrogação do IPI menor sobre carros e caminhões por três meses e a redução do Cofins ( 0%) para motos no País. Além disso, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o IPI e o PIS/Cofins sobre o cigarro serão elevados, resultando em uma alta de 30% no preço do produto. A ideia é que esse aumento compense as desonerações feitas pelo governo para combater os efeitos da crise mundial no Brasil.

Mantega informou que o corte do IPI inclui agora um acordo para a manutenção do emprego no setor. "Esta medida foi muito bem-sucedida, porque houve uma recuperação rápida da atividade... a indústria automotiva é importante para o país porque é uma cadeia produtora que chega a representar 23% do PIB industrial", disse Mantega.

Entre outras medidas anunciadas pelo governo, estão a redução do IPI sobre materiais para a construção civil, entre os quais cimento, de 4% para zero.

Sindicalistas disseram que negociaram a inclusão da questão do emprego com os ministérios da Fazenda, do Planejamento e do Trabalho. Segundo José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM no Brasil, o acordo permite a implementação de Programa de Demissão Voluntária e também a demissão de trabalhadores temporários ao final de seus contratos.

"É o preço do acordo", disse Pinheiro Neto, acrescentando que houve muita negociação e que o entendimento só foi fechado na tarde da última sexta-feira.

Fonte: estadão

Motociclistas - 11.000 kms de aventuras - Argentina, Chile, Peru e Bolivia

Quatro brasileiros, quatro motocicletas, 28 dias e 11 mil km de estrada pela América do Sul: a viagem que começou no município de Pinheiros, no Espírito Santo, e foi até o santuário inca de Machu Pichu, no Peru, terminou esta semana com a volta dos aventureiros para casa após percorrer paisagens bucólicas na Argentina, Chile, Peru e Bolívia.

As férias terminam nesta segunda-feira (30), quando Ivan Canal, 47 anos e José Canan, 42, funcionários da Caixa Econômica Federal; Paulo Canal, 46, gerente de banco, e Marcos Cesena, 44, produtor rural, voltam ao trabalho com muita história para contar.


A viagem começou no dia 24 de fevereiro, quando os quatro amigos subiram em suas motos e começaram a seguir rumo à Argentina. Ivan Canal pilotava uma Harley-Davidson Fat Boy de 2005, com motor de 1.450 cc. O irmão dele, Paulo Canal, estava a bordo de uma Suzuki V-Strom de 2007, com motor de 1.000 cc. A moto de Marcos Cesena era uma Honda Varadero, também de 2007, com motor de 1.000 cc. E José Canan, que partiu da cidade de Barra do São Francisco (ES), pilotava uma Harley-Davidson Road King de 200, com motor de 1.450 cc.

O objetivo da turma era atravessar o deserto do Atacama, no Chile e conhecer Machu Pichu. O primeiro país visitado, no entanto, foi a Argentina. O grupo atravessou a fronteira por Foz do Iguaçu e seguiu pelo interior do país vizinho. Os brasileiros visitaram a cidade turística de Salta e entraram na Cordilheira dos Andes por Purcamarca.


No Chile, passaram por San Pedro do Atacama, coração do deserto, e alcançaram Tocopila, na beira do Oceano Pacífico. Foi no Peru que a turma teve o primeiro contratempo. Uma das motos apresentou problemas para recarregar a bateria e parou de funcionar. “Era um local perigoso, a gente via as pessoas armadas dentro dos carros”, relata Ivan Canal. “Acionamos a polícia peruana que nos acompanhou até uma cidade onde compramos outra bateria.” Em Muquegna, um paciente mecânico peruano que nunca tinha visto uma Harley Davidson na vida soldou a peça com defeito orientado, por telefone, pelo mecânico de confiança dos brasileiros.

A viagem até Cuzco foi feita à noite, sob chuva, em pista escorregadia, que exigiu muita cautela dos brasileiros. Para Machu Pichu, os quatro amigos tiveram que ir de trem, já que o governo peruano não permite o acesso de motos ao local.


Na hora de pegar o caminho de volta, eles,mudaram o roteiro original, que previa retorno por Santiago do Chile, e decidiram entrar na Bolívia após conhecer o Lago Titicaca, o mais alto lago do mundo (3.821 metros acima do nível do mar). “As estradas bolivianas são muito ruins, principalmente após Santa Cruz de la Sierra”, afirma Canal. Os brasileiros tiveram de alugar um caminhão e colocar as motos no veículo para atravessar uma estrada de terra toda esburacada. “Levamos 17 horas para percorrer 280 km”.

De volta ao Brasil, um pneu furado a 100 km/h levou um dos ocupantes a derrapar com a moto por 20 metros na Estrada quase chegando em Franca (SP). “Passamos por dificuldades para ter muita história para contar”, afirma Canal. O grupo voltou para Pinheiros na última terça-feira (24).

Fonte: www.g1.com.br

Gênio em Curitiba - GNV x GLP

Dono de carro movido a gás tentou dar de esperto e quis economizar enchendo o botijão de casa em posto BR.

Leia o texto e veja o resultado:

Acidente ocorrido no Posto Cem, de bandeira BR, localizado na BR-116.

Por achar caro o gás de cozinha, o cidadão resolveu fazer uma gambiarra para encher o botijão de cozinha no posto de GNV, enquanto abastecia seu veículo. O espertão colocou um botijão de Gás (GLP), escondido no carro, encoberto pelo carpete e ligou nele a tubulação que deveria estar conectada ao cilindro de gás natural.

Com isso, o gás foi direcionado para o botijão de GLP (que agüenta uma pressão máxima de 15 atm, enquanto o cilindro próprio para GNV é projetado para receber o gás natural em altas pressões que vão de 180 atm a 220 atm).

Ocorreu o rompimento súbito e violento do botijão com deslocamento de ar, sem fogo, que destruiu o veículo. As peças voaram mais de 80 metros, que por espetacular sorte, não causou ferimentos a nenhuma das pessoas que estavam próximas.

GÊNIO!!!

Veja o estado que ficou o carro!





Em tempo: Isso já ocorreu há algum tempo, mas sempre é bom lembrar os perigos da gambiarra.