domingo, 15 de março de 2009

Como lavar o carro - Lavação de auto

Modo certo de lavar o carro

Manter veículo com as inspeções em dia é o mínimo que todo motorista pode é deve fazer. Mas a manutenção não se resume apenas a parte mecânica, a aparência também deve ser levada em conta uma vez que requer certos cuidados. Alguns são cuidados meramente estéticos, outros asseguram a durabilidade e o perfeito funcionamento dos equipamentos, mas todos os cuidados dispensados ao seu veículo representam economia no seu bolso e também tranqüilidade. Lembre-se que alguns desses detalhes os condutores só percebem quando precisam, como por exemplo o limpador do pára-brisas.



Um dos cuidados indispensáveis com seu carro é mantê-lo limpo. Isso não só mostra o cuidado que se tem com o carro, mas também é a melhor maneira de evitar danos que a sujeira pode desenvolver. Mas, para deixar o automóvel brilhando e protegido é preciso seguir alguns passos para que essa operação seja bem sucedida. Lembre-se que se for lavar em casa, procure fazer o serviço na sombra, pois além de cômodo não mancha a pintura.

Na hora de lavar

O necessário para esse trabalho é água e sabão neutro, ou algum produto específico para o uso automotivo. Durante a lavagem molhe o carro bastante, tomando o cuidado para não exagerar e começar a desperdiçar água. Comece a ensaboar a carroceria e faça isso por partes. Por exemplo, comece pela frente. Lave e enxágüe. Depois faça isso com uma lateral, depois a traseira e assim por diante. O cuidado é não tentar lavar o carro todo de uma só vez. A dica também é sempre fazer a lavagem de cima para baixo. Depois, não esqueça de enxugá-lo.

Na hora de secar

A secagem deixa o carro com brilho e evita manchas também. Lembre-se de usar um pano macio que não solte fiapos. Por dentro do veículo utilize um aspirador de pó nos bancos e no carpete. Não esqueça as dobradiças e também as partes internas das portas, que acumulam bastante sujeira. Os tapetes devem ser lavados com água e sabão e depois secados a sombra. No painel, o ideal é passar pano úmido e em seguida um pincel para retirar todo o pó dos contornos e também das saídas de ar.


E os vidros?

Um produto do tipo “limpa vidros” é a melhor opção para os vidros, mas um pano umedecido de água já resolve. Depois utilize um pano seco. Uma boa dica é passar jornal amassado. Limpa e ainda dá brilho. O vidro a se tomar cuidado é o traseiro quando contar com desembaçador. Não utilize produtos químicos nem esfregue com força para não danificar os filamentos elétricos. Existe no mercado serviços de polimento de vidros. Esse trabalho restaura algumas deformidades nos vidros, geralmente sinais de desgaste ou mesmo aquelas marcas ocasionadas por palhetas ressecadas ou defeituosas do limpador de pára-brisa. O sistema restaura o vidro sem comprometer a visibilidade.


Palhetas

Um item que o motorista só se lembra quando chove são as palhetas do limpador do pára-brisa. Esse equipamento passa despercebido e não têm a devida importância. É uma cena comum: chove forte, é noite escura e o carro segue por uma via mal sinalizada. Dureza não? Nessas horas a segurança foi para o espaço. Para ajudar o motorista a prestar atenção nas palhetas e mantê-las em ordem, já existem versões com sensores, que indicam o momento de troca. Os fabricantes recomendam que a troca seja feita, ao menos, uma vez por ano para assegurar o correto funcionamento. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique ressecada, e dependendo das condições chega até a riscar o pára-brisa.

Para limpar a borracha basta apenas passar um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas. Uma dica interessante é não colocar detergente no reservatório do limpador do pára-brisa, pois ele pode manchar a pintura. Para essa finalidade existem produtos específicos.

Querosene na lataria

Na lataria, o correto é não usar óleos e querosene na lavagem, mas se o carro tiver resíduos de asfalto ou piche, não se deve deixar muito tempo impregnado na carroceria. Utilize um pano embebido de querosene e esfregue a área afetada com o piche. Mas sem fazer força. O importante é não deixar o querosene secar. Logo que a sujeira tiver sido removida enxágüe bem a área e em seguida passe sabão neutro para retirar os resíduos. Enxágüe novamente.

Para quem usa o carro em estrada de terra a recomendação é lavá-lo uma vez por semana. Já os veículos utilizados apenas na cidade ou em estradas asfaltadas podem ser lavados a cada 15 dias. O importante mesmo é a cada período de seis meses fazer uma lavagem completa, que inclui a carroceria, uma boa interna e a lavagem por baixo, conhecida por lavagem de chassi. Se o motor apresentar muita sujeira também deve ser incluído na limpeza.


Lavagem do motor

O motor também requer cuidados. O ideal é não lavar muitas vezes, uma vez ao ano está de bom tamanho. Antes de tudo, evite jogar água quando o motor ainda estiver quente. Na hora da lavagem não use produtos químicos e derivados de petróleo, pois esses agentes químicos podem corroer as peças de borracha do motor e também afetar o sistema elétrico. É importante nunca usar água sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes elétricos e eletrônicos.

Outro serviço indicado para garantir a revitalização dos veículos e a manutenção do brilho da pintura é espelhamento. Algumas lojas contam com produtos específicos que são aplicados em camadas e podem até remover manchas e algumas falhas na pintura. O espelhamento forma sobre o carro uma película que dá brilho e protege a pintura.


Amassados e arranhões

Quando se fala em aparência não se pode deixar de falar em arranhões, amassados e batidas. Os serviços de "martelinho de ouro" se proliferaram por todo país e desse modo hoje em dia é fácil manter a boa aparência do carro.

Algumas empresas desenvolveram adesivos protetores, cujo objetivo é proteger a pintura do impacto de pequenas pedras. Trata-se de uma película transparente que não chega a interferir na aparência original do automóvel. É indicada para quem procura proteger áreas que sempre estão expostas, como o bocal de abastecimento, a parte frontal do capô, pára-choques pintados, maçanetas, entre outros.

Modo errado de lavar o carro